segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pérolas do Enem - E olhe... Eu não estou rindo....


Recebi por estes dias um email com um arquivo com as "pérolas do Enem" Quero deixar claro que o texto abaixo não representa minha opinião pessoal, e tampouco a opinião de quem enviou: temos o texto das respostas...e os comentários anônimos a cada situação....
As pérolas do ENEM 2009: O tema da redação do Enem 2009 foi Aquecimento Global, e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades.
Lá vão:
1) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta." (percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)
2) "A amazônia é explorada de forma piedosa."(boa)
3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta."(tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)
4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu."(e na velocidade 5!)
5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta."(pra deixar bem claro o tamanho da destruição)
6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação."(pleonasmo é a lei)
7) "Espero que o desmatamento seja instinto."(selvagem)
8) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo." (o verdadeiro milagre da vida)
9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta."(também fiquei emocionado com essa)
10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)
11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas."(esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd's da coleção do Chaves)
12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna."(amém)
13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza."(e as renováveis?)
14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica."(deve ser culpa da morte ecológica)
15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável."(ignorem, por favor)
16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias."(peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)
17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia."(o quê?)
18) "Paremos e reflitemos."(beleza)
19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas."(onde está o Guarda Belo nessas horas?)
20) "Retirada claudestina de árvores."(caráulio)
21) "Temos que criar leis legais contraisso."(bacana)
22) "A camada de ozonel.."(Chris O'Zonnell?)
23) "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor."(a solução é colocar lá o pessoal da Zorra Total pra cortar árvores)
24) "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas sem coração."(para fabricar o papel que ele fica escrevendo asneiras)
25) "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento, devastador, intenso e imperdoável."(campeão da categoria "maior enchedor de lingüiça")
26) "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação."(NÃO!)
27) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises."(gênio da matemática)
28) "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes."(red bull neles - dizem as árvores)
29) "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório"(ótima)
30) "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando."(subindo!)
31) "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc."(deve ser a globalização)
32) "Convivemos com a merchendagem e a politicagem."(gzus)
33) "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis."(imaginem as que foram votadas no banheiro deles)
34) "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia."(oh god)
35) "O que vamos deixar para nossos antecedentes?"(dicionários)

Respondi ao meu amigo com o seguinte texto...
e Espero que me perdoem pela crueza....
Querido amigo... é lamentável mesmo não é?? Só rindo prá não chorar... Ouvi recentemente a seguinte comparação: nas décadas de 70 e 80 os alunos eram muito exigidos pelos professores... Então surgiu uma psicopedagoga que ficou famosa (embora, Graças a Deus, eu nem me lembre o nome dela), que dizia que as crianças e adolescentes poderiam ficar 'traumatizados' com uma repreensão, com um adequado tapinha na b..., e com exigências além de suas capacidades....
Sendo assim de lá para cá, pais e mestres, começamos a criar 'monstrinhos'.
Monstrinhos que não tem respeito pelo espaço alheio, pelo bem alheio, e que não valorizam suas próprias conquistas...
O mundo lhes deve tudo...A partir daí vemos jovens que não sabem lidar com as frustrações normais da vida...para poder superá-las e amadurecerem, são os 'coitadinhos do mundo'... as 'vítimas de nada'....
Até mesmo nem suportam um rompimento com a namorada... passam bala...
Bem do tipo 'se não posso ter, não vai ser de mais ninguém'... pessoas e bens materiais tem o mesmo valor....
Hoje, alunos E PROFESSORES são submetidos a "bullying"
As provas deixaram de ser o que se chama de "avaliação do desenvolvimento de habilidade e competência" e passaram a ser avaliações da capacidade de memorização.
A tal Psicopedagoga esqueceu que em futuro não muito remoto, as 'competências' poderiam ir além de conteúdos teóricos de história e geografia, mas envolver a capacidade de realizar uma cirurgia no cérebro, sem causar sequelas.....
Tomara que a 'tal' não venha a precisar do SUS.....
Porém, nas avaliações, as questões abertas, já na década de 90, demonstravam que os jovens já não sabem escrever uma frase que faça sentido, ou uma idéia que tenha 'começo, meio e fim', nessa ordem.... tampouco se poderia julgar a capacidade de abstração e coerência....
Os erros de português aumentaram tanto, que passou a ser exigido que o aluno fosse submetido a "avaliações agradáveis" ou seja,"oportunidades de promoção" pois as avaliações passaram a ser vistas como "castigos"....
Recentemente, entre 2000 e 2010 as avaliações em forma de testes de múltipla escolha não poderiam ser do tipo: "Assinale a alternativa INCORRETA", ou do tipo, "assinale a alternativa a- quando só uma for correta, b- quando todas forem corretas, c- quando todas forem incorretas..." pois isso "confunde o aluno"...
Não pode..... Só pode haver uma alternativa correta....
Como exemplo:
Quem descobriu o Brasil?
a) Pedro Alvares Cabral
b) Pedro Alvares Cabrel
c) Pedro Alvares Cabril
d) Pedro Alvares Cabrol
e) Pedro Alvares Cabrul....
E atualmente a mais nova modalidade... tomando como exemplo a questão anterior, o enunciado deve ser ainda mais claro, de preferência a prova deve ser inicialmente toda lida em voz alta pelo professor, para dirimir as dúvidas
Vejamos como fica agora:
"Prezado aluno, se você souber ler e estiver entendendo o que seu professor diz.. assinale com um X a alternativa a)"
É mesmo o fim do mundo... dizem que vai acabar em 2012 será??? não vou nem ter tempo de desfrutar a minha aposentadoria.
Beijão... P.S. (acho que vou colocar este desabafo no meu blog, que achas??)
Melhor não... é capaz de eu apanhar dos alunos ........antes dos exames finais.....

domingo, 20 de dezembro de 2009

Platão e o Mito da Caverna - Pior cego é aquele que " não quer ver " ou o que "não consegue ver" ?

Extraído de "A República" de Platão
Imaginemos uma caverna subterrânea onde, desde a infância, geração após geração, seres humanos estão aprisionados. Suas pernas e seus pescoços estão algemados de tal modo que são forçados a permanecer sempre no mesmo lugar e a olhar apenas para a frente, não podendo girar a cabaça nem para trás nem para os lados.
A entrada da caverna permite que alguma luz exterior ali penetre, de modo que se possa, na semi-obscuridade, enxergar o que se passa no interior.
A luz que ali entra provém de uma imensa e alta fogueira externa. Entre ele e os prisioneiros --no exterior, portanto- há um caminho ascendente ao longo do qual foi erguida uma mureta, como se fosse a parte fronteira de um palco de marionetes.
Ao longo dessa mureta-palco, homens transportam estatuetas de todo tipo, com figuras de seres humanos, animais e todas as coisas.
Por causa da luz da fogueira e da posição ocupada por ela, os prisioneiros enxergam na parede ao fundo da caverna as sombras das estatuetas transportadas, mas sem poder ver as próprias estatuetas, nem os homens que as transportam e manipulam.
Como jamais viram outra coisa, os prisioneiros imaginavam que as sombras vistas são as próprias coisas.
Ou seja, não podem saber que são sombras, nem podem saber que são imagens (estatuetas de coisas), nem que há outros seres humanos reais fora da caverna.
Também não podem saber que enxergam apenas porque há a fogueira e a luz no exterior e imaginam que toda a luminosidade possível é a que reina na caverna.
Que aconteceria, indaga Platão, se alguém libertasse os prisioneiros?
Que faria um prisioneiro libertado?
Em primeiro lugar, olharia toda a caverna, veria os outros seres humanos, a mureta, as estatuetas e a fogueira.
Embora dolorido pelos anos de imobilidade, começaria a caminhar, dirigindo-se à entrada da caverna e, deparando-se com o caminho ascendente, nele adentraria.
Num primeiro momento ficaria completamente cego, pois a fogueira na verdade é a luz do
sol e ele ficaria inteiramente ofuscado por ela.
Depois, acostumando-se com a claridade, veria os homens que transportam as estatuetas e, prosseguindo no caminho, enxergaria as próprias coisas, descobrindo que, durante toda a sua vida, não vira senão sombra de imagens (as sombras das estatuetas projetadas ao fundo da caverna) e que somente agora está contemplando a própria realidade.
Libertado e conhecedor do mundo, o prisioneiro regressaria à caverna, ficaria desnorteado pela escuridão, contaria aos outros o que viu e tentaria libertá-los.
Que lhe aconteceria nesse retorno? Os demais prisioneiros zombariam dele, não acreditariam em suas palavras e, se não conseguissem silenciá-lo com suas caçoadas, tentariam fazê-lo espancando-o e, se mesmo assim, ele teimasse em afirmar o que viu e os convidasse a sair da caverna, certamente acabariam por matá-lo.
Mas, quem sabe alguns poderiam ouvi-lo e, contra a vontade dos demais, também decidissem sair da caverna rumo à realidade.
O que é a caverna? Que são as sombras das estatuetas? Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O que é a luz exterior do sol? O que é o mundo exterior? Qual o instrumento que liberta o homem e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? O que é a visão do mundo real iluminado?
Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o filósofo (Platão está se referindo à condenação de Sócrates à morte pela assembléia ateniense)?

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

ANOREXIA - Qual a melhor abordagem??


O que cada um de nós pode fazer para evitar esta auto destruição????

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sexo seguro Com ou Sem Ejaculação - DST - AIDS - HPV - Hepatite - Herpes - Sífilis - Gonorreia - Cancro - Condiloma "Levantou? Proteja!!!"

Fazer amor...
Ou praticar o sexo é um dos maiores prazeres reservados ao ser humano...
Quer seja com envolvimento profundo emocional,
quer seja em encontro casual, não importa...
Não vamos agora querer discutir a relação...
Apenas vamos nos restringir ao momento inevitável....
O momento, o clima, o interesse, a vontade, a proximidade, o perfume, o pulsar...
Não importa qual foi a alquimia...
Porém dois seres humanos estão tão profundamente envolvidos,
tão inevitávelmente atraídos, que 'conversar' apenas é pouco... as palavras desaparecem
É preciso estar "com"... é preciso estar "dentro", é preciso "ser um"....
Nesse momento esquece-se tudo.
Inclusive a coerência, a auto-preservação, o RISCO!!!!
Abaixo apenas alguns alertas....
A Decisão é sua.
Quem vê cara... não vê AIDS...



Baixem a IMPORTANTE aula:
http://www.saude.rj.gov.br/Docs/Dstaids/Abcdaids.pps

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Dopagem - Doping - Dopping: Assunto para Refletir....

Nietzsche – Sobre o sofrimento e a dor em três partes

Para quem não viu, aí estão os links
http: //www .youtube.com/watch?v=pL43tM1aIyI Parte1
http: //www .youtube.com/watch?v=CLGajtQlRjE Parte2
http: //www .youtube.com/watch?v=LLttxk7W3tI Parte3

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

FRACTAIS / FRACTALS




O extraordinário dos fractais é a possibilidade de ilustrarem o infinito! Isto significa que, cada instante de nossa vida, cada mínima fração de instante, incorpora o infinito e novamente se estende nele. O que é tão difícil de ser concebido e imaginado pode ser ilustrado visualmente pelas imagens de fractais.
" A Geometria dos fractais não é apenas um capítulo da matemática, mas também uma forma de ajudar os homens a verem o mesmo velho mundo diferentemente." " Fractais são formas igualmente complexas no detalhe e na forma global" (Benoît Mandelbrot)
Os fractais são figuras geométricas que o nosso cérebro identifica e individualiza sem dificuldade, mas que na realidade constituem formas irregulares, sem contorno bem definido, sem possibilidade de medição do seu perímetro, do seu volume, da sua forma. O mais curioso é que os fractais da biologia (forma animal ou vegetal), embora perfeitamente identificados na classificação científica, não correspondem a nenhum elemento em particular e não há dois elementos iguais entre milhões de exemplares. As nuvens, as galáxias, as árvores, os sistema circulatório do corpo humano, o contorno dos continentes e das ilhas, etc.
O contorno de um fractal não é fisicamente coerente e pode ser infinitamente longo, com uma superfície infinita, e muitos casos com espessura nula. Portanto, não são linhas, não são volumes, não têm comprimento definido, nem tão pouco uma superfície! A estas estruturas, cuja classificação cai "entre" a linha e a superfície, ou entre uma superfície e um sólido (e assim por diante), os matemáticos atribuem uma dimensão não inteira, mas fraccionária (fractal).
Além do mais podemos observar nestas estruturas duas propriedades fortemente relacionadas e características dos fractais : - Auto-similaridade: em cada pequeno pedaço delas podemos observar a forma geral do todo.
Os matemáticos tentaram construir modelos que reproduzissem os fractais da natureza, mas o que conseguiram foi construir os seus próprios fractais, já que por definição não há dois fractais iguais. A costa de uma ilha é uma figura fractal do ponto de vista geométrico, pois a medida de seu contorno numa determinada escala, é muito menor do que outra que mostre cada grão de areia de cada praia, e assim sucessivamente.
A proporção áurea ou número de ouro ou número áureo ou ainda proporção dourada é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega (phi) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618.
É um número que há muito tempo é empregado na arte.
NÚMERO DE OURO: Representado pelo número 1,618, de acordo com a teoria de Elliot, tem fascinado intelectuais de diferentes interesses, durante pelo menos 2400 anos. Não se sabe ao certo a data de sua descoberta, entretanto um dos registros mais antigos de seu estudo e utilização situa-se no século V a.C com um dos maiores matemáticos de todos os tempos, Pitágoras.
Também chamado de: razão ou proporção áurea, razão de ouro, divina proporção, proporção em extrema razão, divisão de extrema razão. É freqüente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto, Seurat, Mondrian, Leonardo da Vinci. Este número está envolvido com a natureza do crescimento Phi, devido a seu pesquisador, Phidias (não confundir com o número Pi (π),. Como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção em conchas (o nautilus, por exemplo), nos seres humanos (na árvore respiratória), e em inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.
Justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão freqüente. E por haver essa freqüência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante. Parece que nós seres humanos percebemos a beleza ou sentimos a beleza de uma forma quando segue um padrão ou algo que não sabemos definir, que está embutido em nosso ser, provávelmente porque esta forma mantém relações em suas linhas que nos causam essa sensação do belo.
Porém sua importância também se destaca na matemática:(Leonardo Fibonacci 1175 d.C. publicou o "Liber Abaci" (o livro do ábaco)
Mesmo sendo de origem desconhecida, sua onipresença é um fato que surpreende. Tanto na natureza como em obras realizadas pelo homem a proporção de 1,618 pode ser facilmente encontrada, como por exemplo: no comportamento dos átomos, nas espirais das galáxias, na refração da luz, nas ondas do oceano, nos furacões, no crescimento das plantas, nas conchas dos caramujos nautilus, nas escamas dos peixes, nas populações de abelhas, nos marfins dos elefantes, nas partes do corpo humano, na arte, na literatura, na música, na arquitetura, no design, nas oscilações de preços do mercado financeiro etc.
Texto adaptado de http://almadeeducador.blogspot.com
http://www.youtube.com/watch?v=2Rmab9MqEZA

Tudo funciona melhor se houver alta similaridade... na Natureza, isso ocorre através da harmonia dos fractais.....


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

MORTE SÚBITA: Descoberto gatilho genético para a morte súbita na epilepsia

Publicado no dia 16/11/09 na revista eletrônica Medcenter:
Há mais de uma década, cientistas e médicos vêm tentando entender porque algumas pessoas com epilepsia podem morrer sem sinal de alerta.
Agora, um estudo publicado na revista Science Translational Medicine demonstra que os ratos com mutações em um gene humano que codifica parte de um canal de potássio central do coração e cérebro-atividade das células mostram todas as características das pessoas que são afetadas pela morte súbita inexplicável na epilepsia.
Os ratos apresentaram arritmias cardíacas e crises parciais e generalizadas frequentes, e alguns ratos perdem a consciência e morrem. Morte súbita inexplicada na epilepsia é rara, atingindo apenas cerca de 1 em 150 pessoas com epilepsia, mas é devastadora para as famílias das vítimas, especialmente devido ao fato de os pacientes serem, geralmente adolescentes ou terem vinte anos.
".... este é o primeiro exemplo de um gene candidato para morte súbita inexplicada na epilepsia", disse o pesquisador Dr. Jeffrey Noebels, PhD, professor de neurologia da University of Medicine of Baylor, em Houston, Texas, ao Medscape Neurology. "Agora temos as provas para justificar o rastreio cardiológico de ritmos cardíacos anormais no eletrocardiograma (ECG) em indivíduos com epilepsia, e testes para essas mutações com o sequenciamento genético. Então, nós podemos tratar com medicação preventiva ou um marca-passo, para aqueles que dele necessitam".
"Ao mesmo tempo em que eu acredito que, em última instância, a causa da morte súbita inexplicável na epilepsia não será a mesma em todos os casos, essa descoberta reforça a hipótese de que alguns casos podem estar relacionados a uma única desordem que provoca convulsões e predispõe à morte súbita inexplicável.Isto apóia a necessidade de prosseguir, ativamente à procura de patologias nos canais do coração e cérebro em pessoas com epilepsia como um possível fator preditivo para morte súbita inexplicável na epilepsia, e o uso do eletrocardiograma como uma ferramenta de rastreio de, pelo menos, uma subpopulação de pessoas com epilepsia ". Dra. Elizabeth Donner, neurologista pediátrica do Hospital for Sick Children em Toronto, no Canadá, e co-fundadora da SUDEP Aware
Mutações relacionadas à síndrome do QT longo
Dr. Noebels e colaboradores estudaram ratos geneticamente modificados para carrear uma ou mais das diversas mutações ligadas à síndrome do QT longo (SQTL). SQTL é uma causa conhecida de arritmias fatais e morte súbita em jovens e pode acontecer em muitos casos de morte súbita inexplicável na epilepsia.
Duas mutações lig em um gene que codifica uma proteína que constitui uma subunidade de um canal iônico, alterando a repolarização elétrica de células; a repolarização é fundamental para a função normal de virtualmente todas as células, incluindo as responsáveis pelo marca-passo no coração.
Foi usada imunofluorescência para detectar onde a forma normal dessa subunidade desse canal iônico está localizada. Anteriormente, só havia sido encontrado no coração. Os pesquisadores descobriram que ele também está presente em todo o cérebro, inclusive em partes do hipocampo que estão envolvidas na epileptogênese.
Dr. Noebels e seus colaboradores realizaram leituras do eletroencefalograma (EEG) e eletrocardiograma (ECG) de 19 ratos que foram geneticamente modificados para serem heterozigóticos ou homozigóticos para 1 de 2 mutações associadas ao síndrome do QT longo no código genético para subunidade de canal iônico. Eles compararam estas leituras de EEG e ECG a de outros 19 ratos adultos normais.
Todos os ratos mutantes, após terem atingido a idade adulta, apresentaram picos epileptiformes no EEG e arritmias no ECG. Estas anomalias eram raras na sua ninhada normal.
Os ratos com mutações homozigóticas sofriam de um número e freqüência, estatisticamente, semelhantes de picos corticais no EEG comparados aos com mutação heterozigótica, as quais não ocorreram nos ratos normais.
Além disso, os ratos mutantes sofreram, enquanto eles estavam acordados, distúrbios do rítmo cardíaco como fibrilação atrial e flutter atrial. Estas ocorreram de forma, estatisticamente, significativa com maior frequência nos ratos com mutação do que nos animais do grupo controle normal.
Atividades cardíacas e cerebrais anormais, frequentemente, ocorreram de forma simultânea nos camundongos mutantes. Estes padrões também foram observados em pacientes que depois sofreram morte súbita na epilepsia; 33% a 44% das pessoas com epilepsia também têm arritmias.
Um rato que era homozigótico para 1 das mutações sofreu crises parciais frequentes, seguidas por depressão cardíaca grave por muitas horas, cessação da atividade eletrocerebral, respiração superficial e, finalmente, parada cardíaca e morte.
"Esse foi exatamente o padrão que foi documentado no único artigo na literatura sobre um paciente com epilepsia que estava sendo monitorizado com EEG e ECG quando morreu de forma súbita e inesperada - este paciente sofreu convulsões e arritmias simultaneamente", observou o Dr. Noebels.
A equipe está rastreando pacientes com epilepsia para determinar se eles apresentam as mesmas mutações.