segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Aneurisma aórtico - Uma bomba de tempo...

Definição: Dilatação patológica que envolve as três camadas da aorta, seja no segmento torácico ou no abdominal.
Etiologia: Quando o aneurisma afeta toda a circunferência do vaso ele é dito fusiforme, e quando afeta apenas um determinado segmento da circunferência, diz-se que é sacular. Sua etiologia está intimamente associada à aterosclerose, no entanto pode estar associado ou ser decorrente de outras patologias, como hipertensão, doenças infecciosas (tuberculose e sífilis), doenças do colágeno (Marfan), vasculites (Takayasu), trauma etc. O aneurisma de aorta torácica ascendente geralmente é causado por necrose cística da camada média, enquanto a aterosclerose é a causa mais comum de todos os demais segmentos.

Diagnóstico Clínico:
Os aneurismas aórticos costumam ser ASSINTOMÁTICOS, e por isso é enorme o risco de morte súbita. As manifestações estão relacionadas ao crescimento do aneurisma e a como ele afeta estruturas adjacentes.

Aneurisma de aorta torácica:
• dor torácica;
• dispnéia;
• tosse;
• rouquidão;
• disfagia;
• insuficiência cardíaca (devido à insuficiência aórtica);
• congestão de cabeça, pescoço e membros superiores (compressão da veia cava superior).

Aneurisma de aorta abdominal:
• dor abdominal;
• dor lombar;
• pulsação abdominal;
• hematêmese (presença de sangue nas fezes)

Diagnóstico Diferencial:
A tomografia e a ressonância magnética são exames sensíveis e pouco invasivos para o diagnóstico dos aneurismas. Nos pacientes que serão submetidos à cirurgia é necessária a realização de aortografia. No aneurisma de aorta abdominal devemos contar ainda com a ultra-sonografia (eco-doppler), que é muito valiosa para acompanhar o tamanho do aneurisma de forma seriada, com baixo custo e pouca invasividade.

Tratamento:
A indicação de cirurgia e de colocação de uma prótese vascular depende do tamanho e da localização do aneurisma e deve ser bastante criteriosa devido à elevada mortalidade operatória da cirurgia em si e das condições patológicas geralmente associadas, como aterosclerose, doença coronariana etc.
Nos aneurismas de aorta torácica ou abdominal sintomáticos a intervenção cirúrgica está sempre indicada. Nos aneurismas de aorta torácica com diâmetro maior do que 6 cm e nos aneurismas de aorta abdominal maiores do que 5 cm, ambos assintomáticos, a cirurgia também está indicada. Nos demais o tratamento é clínico com acompanhamento seriado do tamanho do aneurisma.
O tratamento clínico é feito com ß-bloqueador e visa diminuir a tensão na parede do vaso.
A maioria dos aneurismas de aorta abdominal desenvolve-se lentamente ao longo dos anos e não apresenta sintomas até que se rompa.
Algumas vezes o médico pode sentir uma massa pulsante ao examinar o abdômen do paciente.

Quando os sintomas estão presentes podem incluir:
* Dor penetrante nas costas ou do lado do abdômen.
* Dor contínua no abdômen, que pode durar de horas a dias.
* Sensação de frio, falta de sensibilidade ou formigamento nos pés devido ao fluxo de sangue bloqueado nas pernas.

Se o aneurisma de aorta abdominal romper, os sintomas podem incluir dor súbita e severa no abdômen inferior e costas; náusea e vômito; transpiração na pele; tontura; e batimento cardíaco rápido quando ao levantar. O sangramento interno decorrente do rompimento do aneurisma pode colocar a pessoa em choque circulatório rápidamente, sendo muito difícil conseguir estabilizar o paciente a tempo.

Sinais e sintomas do aneurisma de aorta torácica: O aneurisma de aorta torácica pode não apresentar qualquer sintoma até que comece a vazar ou crescer. Os sinais e sintomas podem incluir:
* Dor no maxilar, pescoço, costas ou peito.
* Tosse, rouquidão e problema para respirar.

Recomendações:
Especialistas recomendam que homens de 65 a 75 anos de idade, que já foram fumantes, façam um exame de ultrasom para procurar por aneurisma de aorta abdominal.
O tratamento recomendado para aneurisma de aorta é baseado no tamanho do aneurisma:
* Se o diâmetro da aorta for pequeno - menos de 3 centímetros - e não houver sintomas, "acompanhamento cuidadoso" e exames durante 5 a 10 anos podem ser tudo o que é preciso, de acordo com o que o médico determinar.
* Se a aorta tiver entre 3 e 4 cm de diâmetro, o paciente deve retornar ao médico a cada ano para ultrasom, a fim de verificar se o aneurisma cresceu.
* Caso a aorta esteja entre 4 e 4,5 cm, o ultrasom deve ser repetido a cada 6 meses.
* Se o diâmetro da aorta for maior que 5 cm, ou tiver crescido mais de 1 cm por ano, a cirurgia deve ser considerada o mais rápido possível.

Pequenos esforços físicos são contra-indicados pois podem levar ao rompimento do aneurisma (por exemplo: agachamentos, esforços físicos isométricos ao levantar pesos, subir escadas... até um esforço maior ao evacuar, com oclusão reflexa da glote promovendo a Manobra de Valsalva, com aumento da pressão intra-torácica)

http://www.youtube.com/watch?v=khNjMUnZWRY
Leituras complementares:
Fisiopatologia - Smith & Thier - Editora Interamericana
Tratado de Medicina Interna - CECIL
www. medcentermedscape.com.br
www.cetrus.com.br/artigos-cientificos/aneurisma-de-aorta-abdminal

Nenhum comentário:

Postar um comentário