quinta-feira, 10 de junho de 2010

Aprendizado - A Responsabilidade de cada um em desenvolver habilidades e competências

Aprender não significa apenas memorizar....
É preciso estar disposto a desenvolver, a evoluir.
Isto requer MOTIVAÇÃO
Motivação por parte do aluno, motivação por parte do professor....
Por parte do aluno o "querer aprender"... existem motivos que despertam tal interesse....
Por parte do professor... "descobrir os motivos desse aprendizado": a aplicação real das habilidades e competências a serem desenvolvidas!
Ambos são responsáveis pela evolução pessoal
A construção dos saberes é uma cumplicidade, uma paixão, uma conquista diária.
Memorizar é uma ação mecânica.
Aprender, absorver, é uma disposição à mudança de comportamentos.
Só modificamos nossas atitudes quando compreendemos, quando percebemos, quando acreditamos que estamos evoluindo para um caminho melhor... para a excelência.
Livros nos trazem informações, laboratórios nos trazem experiência.
A relação professor-aluno vai além desses dois aspectos....
Envolve questionamento, espírito crítico, humildade de ambas as partes, vocação!
Querer ser, querer realizar, buscar o melhor....
Essa construção modifica professor e aluno....
Alguns trabalhos têm se preocupado com essa questão, e hoje venho ressaltar uma publicação de um colega Biomédico
Vale a pena conferir ao menos o resumo, e vale muito a pena refletir sobre isto....... .

Crítica à “Concepção Bancária da Educação” Embasada na Neurociência Cognitiva
Rafael Peres dos Santos1; Rafael Fernandes Barros1; Fábio Augusto Furlan2; Angelina Batista3; Alfredo Pereira Junior3
Resumo
Em livro publicado em 1970, Paulo Freire descrevia e criticava a “Concepção Bancária da Educação”. Quarenta anos depois, entendemos que esta crítica seria adequada para se analisar o ensino superior brasileiro. Neste trabalho, mostramos que a “Concepção Bancária” criticada por Freire conflita com conceitos elaborados no contexto da Neurociência Cognitiva,a respeito dos métodos de aprendizagem e dos respectivos processos cerebrais que lhes dão suporte. Os tipos mais relevantes de aprendizagem que ocorrem na escola envolvem a experiência consciente,quando os sujeitos vivenciam certas atividades e/ou conteúdos cognitivos.
Contudo,na fase de recuperação da memória, há uma distinção nítida entre, por um lado, as memórias declarativas, semânticas ou episódicas, que dependem criticamente da consciência, e as memórias procedimentais, que são recuperadas de modo automático. Os requisitos para a aquisição de ambas também variam: memórias recuperadas conscientemente dependem do entendimento ou compreensão de um conteúdo cognitivo (o que demanda que haja motivação para aprender), enquanto as memórias recuperadas automaticamente dependem basicamente do processo de repetição das experiências."..." Neste sentido, reafirmamos a crítica feita por Freire e, assim como ele, procuramos alternativas que contribuam para que os alunos assumam, junto com o professor, a co-responsabilidade por sua formação. "...
Vale citar:
Comentários:
..." Talvez um caminho de mudança pudesse ser um pouco mais de liberdade para aprender, começando pela modificação da estrutura curricular dos cursos"... "Permanece, entretanto, uma questão relativa às metas do ensino superior... Se a organização da universidade... não está voltada para a formação de cidadãos críticos e pesquisadores criativos, qual seria então sua finalidade social?"..." Mencionamos, apenas, a hipótese levantada por Chinali (1992), de que a universidade (...) estaria estruturada em um modelo “credencialista”, centrado em rituais necessários para a obtenção do diploma, o qual teria a função de angariar privilégios para seus portadores no “mercado de trabalho”. Desta forma,o Estado e o país estariam perdendo a oportunidade de formar lideranças científicas, tecnológicas, intelectuais e/ou artísticas, capazes de promover transformações no sentido de um maior e melhor desenvolvimento humano-social, para investir na formação de “mão-de-obra qualificada”, destinada a reproduzir as estruturas econômico-sociais vigentes. "...
Simbio-Logias: Revista Eletrônica de Educação, Filosofia e Nutrição ISSN 1983-3253 Revista volume 2, número 1, 2009.
1 Rafael Peres dos Santos;Rafael Fernandes Barros : Graduação em Ciências Biológicas/Modalidade Médica – Instituto de Biociências – Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Botucatu e-mail: rafalmir@msn.com..
2 Fábio Augusto Furlan: Faculdade de Medicina e Enfermagem – Universidade de Marília (UNIMAR)
3 Angelina Batista; Alfredo Pereira Junior(orientador) - Docentes do Departamento de Educação - Instituto de Biociências – Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Botucatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário