segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pérolas do Enem - E olhe... Eu não estou rindo....


Recebi por estes dias um email com um arquivo com as "pérolas do Enem" Quero deixar claro que o texto abaixo não representa minha opinião pessoal, e tampouco a opinião de quem enviou: temos o texto das respostas...e os comentários anônimos a cada situação....
As pérolas do ENEM 2009: O tema da redação do Enem 2009 foi Aquecimento Global, e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades.
Lá vão:
1) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta." (percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)
2) "A amazônia é explorada de forma piedosa."(boa)
3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta."(tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)
4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu."(e na velocidade 5!)
5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta."(pra deixar bem claro o tamanho da destruição)
6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação."(pleonasmo é a lei)
7) "Espero que o desmatamento seja instinto."(selvagem)
8) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo." (o verdadeiro milagre da vida)
9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta."(também fiquei emocionado com essa)
10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)
11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas."(esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd's da coleção do Chaves)
12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna."(amém)
13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza."(e as renováveis?)
14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica."(deve ser culpa da morte ecológica)
15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável."(ignorem, por favor)
16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias."(peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)
17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia."(o quê?)
18) "Paremos e reflitemos."(beleza)
19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas."(onde está o Guarda Belo nessas horas?)
20) "Retirada claudestina de árvores."(caráulio)
21) "Temos que criar leis legais contraisso."(bacana)
22) "A camada de ozonel.."(Chris O'Zonnell?)
23) "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor."(a solução é colocar lá o pessoal da Zorra Total pra cortar árvores)
24) "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas sem coração."(para fabricar o papel que ele fica escrevendo asneiras)
25) "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento, devastador, intenso e imperdoável."(campeão da categoria "maior enchedor de lingüiça")
26) "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação."(NÃO!)
27) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises."(gênio da matemática)
28) "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes."(red bull neles - dizem as árvores)
29) "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório"(ótima)
30) "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando."(subindo!)
31) "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc."(deve ser a globalização)
32) "Convivemos com a merchendagem e a politicagem."(gzus)
33) "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis."(imaginem as que foram votadas no banheiro deles)
34) "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia."(oh god)
35) "O que vamos deixar para nossos antecedentes?"(dicionários)

Respondi ao meu amigo com o seguinte texto...
e Espero que me perdoem pela crueza....
Querido amigo... é lamentável mesmo não é?? Só rindo prá não chorar... Ouvi recentemente a seguinte comparação: nas décadas de 70 e 80 os alunos eram muito exigidos pelos professores... Então surgiu uma psicopedagoga que ficou famosa (embora, Graças a Deus, eu nem me lembre o nome dela), que dizia que as crianças e adolescentes poderiam ficar 'traumatizados' com uma repreensão, com um adequado tapinha na b..., e com exigências além de suas capacidades....
Sendo assim de lá para cá, pais e mestres, começamos a criar 'monstrinhos'.
Monstrinhos que não tem respeito pelo espaço alheio, pelo bem alheio, e que não valorizam suas próprias conquistas...
O mundo lhes deve tudo...A partir daí vemos jovens que não sabem lidar com as frustrações normais da vida...para poder superá-las e amadurecerem, são os 'coitadinhos do mundo'... as 'vítimas de nada'....
Até mesmo nem suportam um rompimento com a namorada... passam bala...
Bem do tipo 'se não posso ter, não vai ser de mais ninguém'... pessoas e bens materiais tem o mesmo valor....
Hoje, alunos E PROFESSORES são submetidos a "bullying"
As provas deixaram de ser o que se chama de "avaliação do desenvolvimento de habilidade e competência" e passaram a ser avaliações da capacidade de memorização.
A tal Psicopedagoga esqueceu que em futuro não muito remoto, as 'competências' poderiam ir além de conteúdos teóricos de história e geografia, mas envolver a capacidade de realizar uma cirurgia no cérebro, sem causar sequelas.....
Tomara que a 'tal' não venha a precisar do SUS.....
Porém, nas avaliações, as questões abertas, já na década de 90, demonstravam que os jovens já não sabem escrever uma frase que faça sentido, ou uma idéia que tenha 'começo, meio e fim', nessa ordem.... tampouco se poderia julgar a capacidade de abstração e coerência....
Os erros de português aumentaram tanto, que passou a ser exigido que o aluno fosse submetido a "avaliações agradáveis" ou seja,"oportunidades de promoção" pois as avaliações passaram a ser vistas como "castigos"....
Recentemente, entre 2000 e 2010 as avaliações em forma de testes de múltipla escolha não poderiam ser do tipo: "Assinale a alternativa INCORRETA", ou do tipo, "assinale a alternativa a- quando só uma for correta, b- quando todas forem corretas, c- quando todas forem incorretas..." pois isso "confunde o aluno"...
Não pode..... Só pode haver uma alternativa correta....
Como exemplo:
Quem descobriu o Brasil?
a) Pedro Alvares Cabral
b) Pedro Alvares Cabrel
c) Pedro Alvares Cabril
d) Pedro Alvares Cabrol
e) Pedro Alvares Cabrul....
E atualmente a mais nova modalidade... tomando como exemplo a questão anterior, o enunciado deve ser ainda mais claro, de preferência a prova deve ser inicialmente toda lida em voz alta pelo professor, para dirimir as dúvidas
Vejamos como fica agora:
"Prezado aluno, se você souber ler e estiver entendendo o que seu professor diz.. assinale com um X a alternativa a)"
É mesmo o fim do mundo... dizem que vai acabar em 2012 será??? não vou nem ter tempo de desfrutar a minha aposentadoria.
Beijão... P.S. (acho que vou colocar este desabafo no meu blog, que achas??)
Melhor não... é capaz de eu apanhar dos alunos ........antes dos exames finais.....

3 comentários:

  1. Parabéns amiga. Você foi ótima.
    Todos precisam fazer a parte que lhes cabe. Você já começou.

    beijos.

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  2. Aos pais falta autoridade para impor limite aos filhos.Os filhos estudam quando (e se) quiserem, se preocupam muito mais com o orkut, msn, ou twitter do que com a prova do colégio e o resultado é esse... Mas depois a vida cobra!
    E na maioria das vezes ainda acontece isso: http://alquimistaspontocom.blogspot.com/2009/07/pedagogia.html
    É frustrante!
    Abraços e parabéns pela reflexão.

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